Restam apenas algumas horas pra acordo de Brexit, diz negociador da UE

261
Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – A União Europeia (UE) e o Reino Unido têm apenas algumas horas para chegar a um acordo comercial que possa ser implementado no final do período de transição, em 31 de dezembro deste ano, disse o negociador-chefe do bloco para o Brexit, Michel Barnier.

“É o momento da verdade. Temos pouco tempo restante, apenas algumas horas, para trabalhar essas negociações de uma forma útil se quisermos que o acordo entre em vigor em primeiro de janeiro”, disse Barnier, em discurso ao Parlamento Europeu.

“Há uma chance de chegar a um acordo, mas o caminho para esse acordo é muito estreito”, afirmou ele, citando as palavras da presidente da Comissão Europeia, braço executivo da UE, Ursula von der Leyen.

Há dois dias, ela disse que há um caminho para um acordo comercial com o Reino Unido depois do fim do período de transição pós-Brexit, mas divergências permanecem sobre pesca e igualdade de condições.

Ontem, porém, o ministro do Gabinete britânico, Michael Gove, alertou que há menos de 50% de chance de chegar a um entendimento. “É mais provável que não consigamos um acordo”, disse ele, acrescentando que o processo de negociação conseguiu reduzir as áreas de divergência, mas as diferenças ainda são substanciais”.

O Parlamento Europeu, por sua vez, disse que “está pronto para organizar uma sessão plenária extraordinária no final de dezembro, caso seja alcançado um acordo até à meia-noite de domingo, 20 de dezembro”.

A UE e o Reino Unido continuam a negociar os termos da nova relação. Se não chegarem a um compromisso que possa ser ratificado antes do final do ano, as relações serão regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), o que implica tarifas, cotas e impostos na troca de mercadorias que agora cruzam livremente as fronteiras do mercado interno da UE.