Biden promete assistência à India para combater pandemia de covid-19

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou ao telefone com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e prometeu apoiar o país na luta contra a pandemia de covid-19, que está em uma fase crítica.

“O presidente prometeu apoio constante dos Estados Unidos ao povo da Índia, que foi afetado pelo aumento recente de casos de covid-19”, diz a Casa Branca, em comunicado. “Os Estados Unidos estão fornecendo uma variedade de assistência de emergência, incluindo suprimentos relacionados ao oxigênio, materiais para vacinas e terapêuticos.”

Modi, por sua vez, disse que teve uma conversa “frutífera” com Biden. “Discutimos em detalhes a evolução da situação da covid-19 nos dois países. Agradeci ao presidente Biden pelo apoio prestado pelos Estados Unidos à Índia”, segundo ele, em mensagem no Twitter.

“Minha discussão com Joe Biden também destacou a importância de cadeias de suprimento harmoniosas e eficientes de matérias-primas para vacinas e medicamentos. A parceria Índia-Estados Unidos na área de saúde pode enfrentar o desafio global da covid-19”.

A Índia ultrapassou 17 milhões de casos acumulados de covid-19 ao registrar pela primeira vez mais de 350 mil infecções adicionais nas últimas 24 horas, alcançando um recorde de contaminações diárias pelo quinto dia seguido, de acordo com o Ministério da Saúde.

O aumento de casos na Índia vem após o afrouxamento das restrições e com a propagação de variantes. A nova onda de infecções está sobrecarregando o sistema de saúde da Índia. Hospitais em Nova Delhi e outras cidades duramente atingidas têm recusado pacientes e estão com pouco oxigênio, camas e outros suprimentos médicos.