Waller, do Fed, afirma que aceleração em inflação deve ser temporária

Foto de notas de dólar
Foto: Freeimages.com/ Mokra

São Paulo – A aceleração da inflação nos Estados Unidos deve ser temporária, e ainda que a economia do país esteja em recuperação, a política monetária deve permanecer acomodatícia por algum tempo, disse um dos diretores do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Christopher Waller.

“Apesar do relatório de inflação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) inesperadamente alto ontem, os fatores que pressionam a inflação para cima são temporários, e uma política monetária acomodatícia continua a ter um papel importante a desempenhar no apoio à recuperação”, disse Waller, em discurso ao participar de um evento virtual.

O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos subiu 4,2% em abril em base anual, seu maior nível desde 2008, ante previsão do mercado de alta de 3,6%.

Segundo Waller, um mês não representa uma tendência, e isso vale tanto para os dados de inflação quanto para os de emprego. A economia dos Estados Unidos criou 266 mil postos de trabalho em abril, ante projeção de abertura de mais de 1 milhão de vagas.

“Apesar de um relatório de empregos inesperadamente fraco, a economia dos Estados Unidos está entrando no acelerador e continuando a ter uma recuperação muito forte da severa recessão da covid-19”.

A economia está “indo muito bem”, afirmou Waller, mas é preciso lembrar que ela está apenas voltando ao ponto onde estava antes da pandemia. “Diante desse fato, espero que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) mantenha uma política acomodatícia por algum tempo”, disse.

“O relatório de empregos de maio e junho pode revelar que abril foi um caso atípico, mas precisamos ver isso antes de começar a pensar sobre como ajustar nossa postura política. Também precisamos ver se as pressões de preço excepcionalmente altas que vimos no relatório de CPI de abril persistirão nos próximos meses”.

Assim, “a conclusão é que precisamos ver mais vários meses de dados antes de termos uma imagem clara de se fizemos um progresso substancial em direção aos nossos objetivos de mandato duplo. Agora é a hora de sermos banqueiros centrais pacientes e perspicazes, e não se deixar enganar por surpresas temporárias de dados”.