Texas aplica regras de restrição com aumento de casos de covid-19

239
O governador do Texas, Greg Abbott / Foto: Governo do Texas

São Paulo – O governador do Texas, Greg Abbott, despachou uma ordem executiva restringindo ou proibindo a operação de certos negócios no estado ecomo medida preventiva para conter a nova onda de infecções do novo coronavírus que vem ocorrendo no estado. Segundo dados oficiais, foram reportados ontem 6.426 novos casos de covid-19 na região.

De acordo com comunicado oficial do escritório do governador, a nova ordem obriga que bares que tenham 50% ou mais de seu lucro provindo da venda de bebidas alcoólicas devem fechar a partir de hoje, operando apenas por entregas ou retiradas.

Restaurantes podem permanecer abertos com no máximo de 50% de sua capacidade de ocupação a partir de segunda-feira. Atividades de lazer como rafting ficaram proibidas e reuniões de mais de 100 pessoas devem receber autorização prévia do governo local.

“Como eu disse desde o início, se a taxa de positividade subir acima de 10%, o Estado do Texas tomará outras medidas para mitigar a expansão do covid-19”, disse o governador Abbott.

“Nesse momento, fica claro que o aumento de casos é motivado em grande parte por certos tipos de atividades, incluindo texanos reunidos em bares. As ações nesta ordem executiva são essenciais para nossa missão de conter rapidamente esse vírus e melhorar a saúde pública.”