Produção de minério de ferro da Vale cai 3,9% no terceiro trimestre, em base anual

196
Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, Minas Gerais. Foto: Agência Vale

São Paulo – A produção de minério de ferro da Vale caiu 3,9% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior, para 86,238 milhões de toneladas, devido devido à menor produção de run-of-mine do complexo de Paraopeba e à menor produção de Serra Norte

Em pelotas, a produção registrou alta de 11,1% no período, para 9,175 milhões de toneladas, beneficiando-se das condições favoráveis do mercado

A produção de níquel acabado alcançou 42,1 mil toneladas no trimestre, 18,7% inferior que o visto no mesmo período do ano passado, principalmente devido à transição contínua de Voisey’s Bay para operações subterrâneas e manutenção adicional na refinaria de Sudbury no 3T.

No trimestre, a produção de cobre atingiu 81,3 mil toneladas, alta de 9,8 % na comparação anual, impulsionado pelo contínuo ramp-up de Salobo III, com o complexo de Salobo atingindo, em setembro, o maior nível de produção mensal desde julho de 2019.

Venda de minério de ferro sobe 6,6% no 3T23

As vendas de minério de ferro da Vale subiram 6,6% no terceiro trimestre do ano, na comparação anual, totalizando 69,714 milhões de toneladas e as vendas em pelotas somaram 8,613 milhões de toneladas, na comparação anual, alta de 6% no período. As vendas de finos e pelotas de minério de ferro aumentaram beneficiando-se das condições favoráveis do mercado, segundo a mineradora.

As vendas de níquel, por sua vez, caíram 11,5% no período e registraram 39,2 mil toneladas. As vendas de níquel diminuíram 12%ao ano, em linha com a produção.

Novas projeções

A Vale atualizou sua estimativa de volume de produção de cobre para 2023 em 315 a 325 mil toneladas.