OMS mantém recomendação de distanciamento social para conter pandemia

696
Bandeira com o símbolo da Organização Mundial da Saúde (OMS). (Foto: Missão dos EUA/Eric Bridiers)

São Paulo – As restrições à circulação de pessoas devem ser respeitadas para que a pandemia do novo coronavírus seja contida, disse o diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa.

“As medidas de restrição impostas pelos governos precisam ser respeitadas e os governos devem manter a população bem informada sobre essas medidas para que sejam cumpridas à risca”, afirmou.

Segundo Ghebreyesus, o isolamento social é a medida mais eficiente para evitar o contágio, o aumento das mortes pela covid-19 e, consequentemente, a sobrecarga do sistema de saúde dos países ao redor do mundo.

“Surtos anteriores demonstraram que, quando os sistemas de saúde são sobrecarregados, as mortes devido a condições evitáveis e tratáveis por medicamentos ou vacinas aumentam dramaticamente”, disse.

“A pandemia de covid-19 está afetando os sistemas de saúde em muitos países. A crescente demanda por unidades de saúde e profissionais de saúde ameaça deixar alguns sistemas de saúde sobrecarregados e incapazes de operar com eficácia”, acrescentou.

O número de infecções causadas pelo novo coronavírus no mundo passou de 730 mil, segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, e agora somam 7321.153. As mortes por covid-19 totalizam 34.686.