Joe Biden é oficialmente nomeado candidato presidencial democrata nos EUA

211
O democrata Joe Biden em discurso / Foto: Campanha de Joe Biden

São Paulo — O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou oficialmente sua candidatura à presidência norte-americana pelo partido Democrata nas eleições de 2020 durante o segundo dia da convenção democrata.

“É a honra da minha vida aceitar a nomeação do Partido Democrata para Presidente dos Estados Unidos”, escreveu Biden em sua conta do Twitter ontem à noite.

Para oficializar a candidatura, delegados dos 57 estados do país mandaram vídeos declarando seus votos em Biden durante a convenção Democrata, que ocorre virtualmente este ano.

A nomeação é um ato formal, já que Biden vem sendo o único pretendente à nomeação desde abril, quando o senador Bernie Sanders abandonou a corrida. No entanto, é protocolar que se faça o registro de endossos a diferentes concorrentes na noite da convenção, por isso, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez anunciou o apoio a Sanders. Mais tarde, ela parabenizou Biden pela nomeação em sua conta do Twitter.

Falaram na cerimônia o ex-presidente Bill Clinton e a esposa de Biden, Jill, considerada uma de suas conselheiras políticas. Clinton afirmou que há “apenas caos no salão oval da Casa Branca”. “”Nosso partido está unido para oferecer a vocês uma escolha muito diferente: um presidente que vai trabalhar. Um cara pé no chão, que faz o trabalho”, disse ele.