CPI de dezembro mostrou ‘redução significativa’ na inflação dos EUA, diz Biden

91
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Casa Branca

São Paulo – Em declaração divulgada pela Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o resultado do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de dezembro mostrou “redução significativa” na inflação desde o último mês.
“Com preços de gasolina e comida caindo, o indicador demonstra que estamos fazendo progresso em desacelerar a taxa de aumento de preços”, disse.
O indicador subiu 0,5% em dezembro na comparação com o mês anterior, já descontados os fatores sazonais, segundo dados do Departamento de Trabalho do país. Analistas previam alta de 0,4%.
Ao mesmo tempo, segundo o presidente, o dado de inflação reforça que “ainda temos mais trabalho a fazer, com alta de preços ainda alta demais e pressionando os orçamentos familiares”.
Biden destacou que a inflação é um desafio global e disse que os Estados Unidos são “sortudos” em ter um dos crescimentos econômicos mais rápidos, que os permite lidar com o aumento de preços enquanto mantém crescimento econômico sustentável. “Esse é meu objetivo e estou focado em alcançá-lo todos os dias.”