Carrefour Brasil, presidentes do BC, BNDES e Febraban prestam homenagens a Abílio Diniz

149
O ex-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Abilio Diniz.

São Paulo – O Carrefour Brasil, os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), prestaram homenagens ao empresário Abílio Diniz, que morreu neste domingo (18), aos 87 anos. De acordo com a nota divulgada por sua família, ele foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Diniz estava internado no Hospital Albert Einstein há cerca de duas semanas.

Atualmente, ele ocupava, entre outras funções, a vice-presidência do conselho de administração e a presidência do Comitê de Talentos, Cultura e Integração do Carrefour Brasil. A companhia informou que esses cargos ficarão vagos momentaneamente, até posterior deliberação pelo conselho de administração.

Desde 1959, com afastamentos pontuais, Abílio Diniz liderou um dos maiores grupos varejistas da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar. Em 1989, ele foi sequestrado em São Paulo e passou seis dias em um cativeiro.

Ao longo da vida pública, atuou como escritor, palestrante, atleta e apresentador de televisão, tendo participado do Conselho Monetário Nacional e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

GRUPO CARREFOUR

“O Grupo Carrefour Brasil, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral, com profundo pesar, o falecimento do Sr. Abílio Diniz, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia e Presidente do Comitê de Talentos, Cultura e Integração.

Ao longo de quase uma década, o Sr. Abílio Diniz empenhou sua visão e habilidade únicas no desenvolvimento e amadurecimento do Grupo Carrefour Brasil, deixando um legado inestimável para a Companhia e para o país. Se hoje o Grupo Carrefour Brasil é o maior varejista alimentar do país, isso se deve em grande parte à atuação do Sr. Abílio Diniz, um dos maiores e mais respeitados empresários do varejo brasileiro, como administrador e acionista de referência da Companhia, por meio de sua empresa de investimentos “Península”.

Mais do que um empreendedor de sucesso, o Sr. Abílio Diniz foi um exemplo de dedicação e amor à família, à educação, aos esportes, à saúde, à espiritualidade e ao Brasil. O Grupo Carrefour Brasil se solidariza com a família e presta as maiores homenagens ao Sr. Abílio Diniz.”

ROBERTO CAMPOS NETO, PRESIDENTE DO BC

Nota de pesar do presidente do Banco Central pelo falecimento do empresário Abílio Diniz: “O empresário Abílio Diniz dedicou sua vida ao Brasil. Sempre esteve ao lado dos que se empenham por um desenvolvimento sustentável do país, sem jamais deixar de lado as preocupações sociais.

Foi uma grande inspiração para mim e para muitos de diversas gerações. Tive a felicidade de interagir com ele e sempre foi um grande apoiador nos momentos difíceis.

Seu falecimento é uma perda irreparável para todos. Fará enorme falta.

Deixo minhas condolências aos familiares e amigos de Abílio, e registro a acolhida sempre respeitosa que me dedicou.”

ALOIZIO MERCADANTE, PRESIDENTE DO BNDES

“Recebo com tristeza a informação sobre a morte do empresário Abílio Diniz, uma das maiores lideranças empresariais do país. Tive o privilégio de conviver e de testemunhar o desempenho de um grande empreendedor, que teve importante contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Neste momento de dor, manifesto meus sentimentos e minha solidariedade à esposa, aos filhos, aos demais familiares e aos amigos de Abílio Diniz.”

FEBRABAN

Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira de Bancos: “É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento de Abilio Diniz, que deixa sua marca na história como um dos principais nomes de negócios e do segmento varejista de nosso país, pertencente a uma geração de empreendedores que ajudaram a moldar o Brasil de hoje, com iniciativas empresariais corajosas e desafiadoras.

Como presidente da Febraban, tive a oportunidade de estar ao seu lado em eventos e dividir muitas conversas frutíferas sobre nosso país e constatar a força de sua liderança empresarial.

Sua atuação, liderança ativa, visão de futuro e inesgotável dedicação ao trabalho permanecerão como um exemplo inspirador para além do mundo dos negócios.”

Com informações da agência Brasil.