Vacina da Moderna contra covid-19 é mais de 94% eficaz

181
Foto: Brian Hoskins / freeimages.com

São Paulo – A Moderna anunciou que os dados preliminares de testes da fase três mostram que sua vacina é mais de 94% eficaz na prevenção do novo coronavaírus, em um estudo que inscreveu mais de 30 mil participantes nos Estados Unidos.

“O objetivo primário do estudo de fase 3 é baseado na análise de casos de covid-19 confirmados e julgados a partir de duas semanas após a segunda dose da vacina”, denominada mRNA-1273, diz a Moderna, em comunicado.

“Esta primeira análise provisória foi baseada em 95 casos, dos quais 90 casos de covid-19 foram observados no grupo de placebo versus 5 casos observados no grupo de mRNA-1273, resultando em uma estimativa pontual de eficácia da vacina de 94,5%”.

Segundo a empresa, os 95 casos de covid-19 incluindo 15 adultos com idades acima de 65 anos e 20 participantes de diversas comunidades, como latinos, negros e asiáticos-americanos.

“Este é um momento crucial no desenvolvimento de nossa vacina candidata contra covid-19”, de acordo com a executiva-chefe da Moderna, Stéphane Bancel.

“Desde o início de janeiro, temos perseguido esse vírus com a intenção de proteger o maior número possível de pessoas ao redor do mundo. O tempo todo, sabemos que cada dia é importante. Esta análise provisória positiva de nosso estudo de fase 3 nos deu a primeira validação clínica de que nossa vacina pode prevenir a doença covid-19, incluindo doença grave”, disse ela.

Na semana passada, a Pfizer e a BioNTech informaram que sua candidata à vacina contra a covid-19 apresentou uma eficiência superior a 90% com base nos resultados dos testes iniciais.