Johnson & Johnson inicia testes de duas doses da vacina contra covid-19

181
Foto: Johnson & Johnson

São Paulo, 16 de novembro de 2020 – A norte-americana Johnson & Johnson lançou testes de estágio final de sua vacina contra a covid-19 para avaliar sua eficácia depois de duas doses, em um estudo de até 30 mil participantes em todo o mundo.

“O estudo avaliará a eficácia da vacina experimental após a primeira e a segunda dose para avaliar a proteção contra o vírus e os benefícios incrementais potenciais para a duração da proteção com uma segunda dose”,  diz a empresa, em comunicado.

Segundo a Johnson & Johnson, serão inscritos participantes na Bélgica, Colômbia, França, Alemanha, Filipinas, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. “A fim de avaliar a eficácia da vacina candidata contra covid-19 da Janssen, foram selecionados locais de ensaios clínicos em países e áreas com alta incidência de covid-19 e a capacidade de obter uma iniciação rápida”.

O estudo sobre as duas doses será desenvolvido em paralelo com os testes de uma dose única da vacina, que envolve até 60 mil participantes em todo o mundo, e que começou em setembro deste ano.

Segundo a Johnson & Johnson, embora uma vacina de dose única tenha benefícios significativos, seu programa de vacina “foi projetado para ser extremamente completo”. Assim, “estamos investigando doses múltiplas e regimes de dosagem para avaliar sua eficácia em longo prazo”.