Trump diz que pode remover proibição ao Brasil por covid-19 em breve

431
O ex-presidente norte-americano, Donald Trump, participa de coletiva com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, no Jardim das Rosas da Casa Branca / Foto: Casa Branca

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, evitou adotar um tom mais crítico com relação ao presidente Jair Bolsonaro, dizendo que espera suspender as proibições sobre a entrada de brasileiros nos Estados Unidos o mais breve possível.

“Gostaria de remover a proibição sobre o Brasil em breve, acredito que isso irá acontecer assim que for possível”, afirmou ele.

No último domingo, 24, o governo norte-americano proibiu a entrada de brasileiros nos Estados Unidos devido ao grande número de casos de covid-19 no País. Na ocasião, Trump disse que a transmissão da doença por brasileiros é uma ameaça à segurança e infraestrutura dos Estados Unidos.

Falando a repórteres na Casa Branca hoje, o presidente norte-americano disse que o Brasil enfrenta um momento muito difícil com relação à pandemia do novo coronavírus.

“O Brasil optou por lidar com a pandemia de uma maneira diferente de nós. Aqui, fechamos tudo, incluindo fronteiras, e impedimos viagens. O Brasil foi por um outro caminho”, afirmou.

Questionado se a posição de Bolsonaro de ser favorável apenas ao isolamento vertical, Trump não quis entrar em polêmica.

“Não estou aqui para criticá-lo. O presidente do Brasil é meu amigo, é um homem muito bom e está fazendo o que pode para lidar com a situação”, disse.

De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins com base em informações do Ministério da Saúde, o Brasil tem mais de 400 mil casos de covid-19 e o número de mortes pela doença supera 26 mil.