Trump diz que irá “destruir” Turquia caso ela “saia dos limites”

111
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Julio Viana

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que irá “destruir e obliterar a economia da Turquia” caso ela faça algo que ele considere “fora dos limites” agora que as tropas norte-americanas se retiraram da Síria e deram passagem para os turcos.

“Como já afirmei antes, e apenas para reiterar, se a Turquia fizer algo que eu, em minha grande e inigualável sabedoria, considere estar fora dos limites, destruirei e obliterarei totalmente a Economia da Turquia (já fiz isso antes!)”, escreveu Trump em sua conta no Twitter.

Trump mandou mais cedo ao Pentágono a ordem de retirar as tropas de soldados dos Estados Unidos que ocupavam a fronteira norte da Síria com a Turquia. O exército norte-americano tentava implementar ali uma zona de amortecimento entre os dois países há anos.

A Turquia acredita que os combatentes curdos que ali residem e ajudaram os Estados Unidos a fazer frente contra o Estado Islâmico na região sejam terroristas e, por isso, os curdos temem a investida que a nação planeja lançar neles. No local, há mais de 70 mil integrantes do Estado Islâmico detidos.

“Os Estados Unidos fizeram muito mais do que se poderia esperar, incluindo a captura de 100% do califado do Estado Islâmico. Agora é hora de outros na região, alguns de grande riqueza, protegerem seu próprio território”, concluiu Trump em suas mensagens.