Trump diz que abertura de 4,8 milhões de vagas mostra solidez da economia

151

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou os últimos números de vagas criadas em território norte-americano e disse que seu relacionamento com os governadores está “ótimo”.

Ele também voltou a afirmar que a pandemia do novo coronavírus poderia ter sido interrompida pela China quando eclodiu pela primeira vez na cidade de Wuhan.

“A China poderia ter interrompido esse vírus e não ter deixado isso acontecer. Ela poderia, ninguém diz isso, mas eu digo: ela deveria ter interrompido”, afirmou Trump em comunicado após a divulgação do relatório do Departamento de Trabalho norte-americano.

Segundo o reporte, a economia norte-americana criou 4,8 milhões de vagas de trabalho em junho e a taxa de desemprego caiu para 11,1%, de 13,3% em maio.

“Os números divulgados hoje mostram que nossa economia está forte e resistente”, disse Trump. “Quebramos o recorde de índice de alta em um mês mais uma vez. Estamos nos recuperando, assim como a Europa”, disse ele.

Sobre os picos de novos casos sendo relatados por todo o país, no entanto, Trump afirmou que “alguns focos de incêndio estão ocorrendo, mas estamos apagando-os”. Ontem, os Estados Unidos relatou pela primeira vez um aumento maior do que 50 mil novos casos em todo o território.

“Conversamos com os governadores e nosso relacionamento com eles está ótimo. Eles afirmaram que possuem todos os equipamentos que precisam para lidar com isso”, disse.

Sobre o processo de reabertura, Trump afirmou que isso é uma questão a ser definida por cada governo local, mas que caso sua administração note alguma “injustiça”, ele irá interferir.

O número de vagas criadas em junho veio acima da projeção dos analistas, que esperavam 3,3 milhões de postos de trabalho. A taxa de desemprego veio abaixo da previsão, de 12,7%. Também foi informado que o número de vagas criadas em maio foi revisado para cima, para 2,7 milhões. Originalmente, havia sido divulgada a abertura de 2,5 milhões de empregos no período. O fechamento de vagas de abril foi revisado de 20,7 milhões para 20,8 milhões.