TIM lança primeira rede 5G Standalone em Brasília na quarta-feira (6)

547
Alberto Griselli, presidente da TIM Brasil. Crédito: Bruno Ryfer.

São Paulo – O presidente da TIM no Brasil, Alberto Griselli, afirmou nesta terça-feira que a TIM irá lançar comercialmente a primeira rede 5G Standalone em Brasília (DF) nesta quarta-feira (6/7), conforme liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A operadora informou que o início da operação na região já conta com a ativação de 100 antenas o que equivale a mais de 2,5 vezes o mínimo regulatório inicial exigido pelas normas do Leilão do 5G e alcança 50% da população da capital federal. No local, nos próximos 60 dias serão ativadas outras 64 antenas, alcançando 65% de população coberta.

“A TIM promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone, permitindo que o Brasil se beneficiasse da tecnologia 5G mais arrojada”, disse o executivo, em comunicado.

A TIM informou ainda que, em breve, o 5G da TIM chegará às demais capitais, de acordo com cronograma da Anatel.

A tecnologia 5G SA da TIM estará disponível a partir de amanhã nas principais regiões do Distrito Federal como Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Lago Norte, Lago Sul, Noroeste, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, Setor de Indústria e Abastecimento, Taguatinga e Vicente Pires. Em breve, a nova rede chegará às demais áreas da Capital Federal.

Para o consumidor final, a operadora vem apostando em segmentos que se beneficiarão dos diferenciais da nova tecnologia, como a baixa latência. Clientes do pós-pago TIM Black e TIM Black Família, por exemplo, terão um pacote turbinar os planos com mais 50 GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games, com transmissões de competições de esportes eletrônicos, além de música e conteúdos criativos.