São Paulo – O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos fez um alerta hoje de que criptomoedas não regulamentadas podem representar um risco para o sistema financeiro do país.
“Este relatório fornece uma forte base para os formuladores de políticas, pois trabalhamos para mitigar os riscos de estabilidade financeira dos ativos digitais, ao mesmo tempo em que percebemos os potenciais benefícios da inovação”, disse a secretária do Tesouro, Janet Yellen, num comunicado.
O aviso foi parte do primeiro grande relatório público divulgado pelo Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira do Tesouro sobre ativos digitais. O conselho identificou ativos digitais ou “criptos” – como as stablecoins, como empréstimos e empréstimos nas plataformas de negociação do setor como uma “importante vulnerabilidade emergente”.
“O relatório conclui que as atividades de criptoativos podem representar riscos para a estabilidade do sistema financeiro dos Estados Unidos e enfatiza a importância da regulação adequada, incluindo a aplicação das leis existentes”, acrescentou Yellen.
As stablecoins foram criadas para estabilidade de preços, com o seu valor vinculado a moedas planas, commodities ou outros ativos cripto.
O Tesouro recomendou uma legislação que capacita os reguladores financeiros a supervisionar mais vigorosamente o setor, bem como a expansão dos exames bancários para exigir que as agências federais e estaduais analisem os serviços prestados pelas empresas de serviços desse tipo de ativos.