Ações da Sabesp fecham em alta pela chance de vitória de Tarcísio em segundo turno, diz XP

489
Foto: Richars Styles / freeimages.com/

São Paulo – As ações da cia fecharam em alta por chance de vitória de Tarcísio em segundo turno nesta segunda-feira, repercutindo o primeiro turno da eleição estadual. A forte valorização ocorre após o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), ter terminado à frente de Fernando Haddad (PT). Já Copasa (CSMG3) sobe 12% com a reeleição do governador Romeu Zema (Novo) e uma expectativa de maior articulação na Assembleia Legislativa do estado.

Com relação à Sabesp, caso haja uma vitória de Tarcísio no segundo turno acreditamos em um aumento considerável na probabilidade de privatização da estatal. Isso porque o candidato já defendeu abertamente a privatização da companhia, mesmo que, nos últimos meses tenha suavizado seu discurso e evitado comentar sobre essa possibilidade, dizem os analistas da XP.

No fechamento do pregão de hoje, SBSP3 estava entre as maiores altas do Ibovespa: o papel registrava 16,93% de alta, a R$ 58.

A situação de Minas Gerais é um pouco diferente. O estado teve seu atual governador Romeu Zema (Novo) reeleito no primeiro turno. No entanto, ainda segundos os analistas da XP, existe uma maior complexidade para privatizar a Copasa, dado que seriam necessárias mudanças na Constituição Estadual de Minas Gerais para viabilizar tal processo.

O mercado parece mais confiante com a nova composição da casa legislativa e consequente articulação política entre os poderes Executivo e Legislativo no próximo mandato do governador Zema, consideram os analistas.