Rússia tem responsabilidade em ataque a oleoduto, diz Casa Branca

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki / Foto: Casa Branca

São Paulo – A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que a Rússia tem “alguma responsabilidade” pelo ataque ao oleoduto Continental por ransomware já que, segundo a inteligência norte-americana, o movimento partiu de dentro do território russo.

“Certamente o país onde os indivíduos estão localizados possui alguma alguma responsabilidade, mesmo que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tenha confirmado que não há informações comprovando o envolvimento do governo russo”, disse Psaki em coletiva de imprensa.

Ela disse que ainda é prematuro discutir possíveis represálias contra a Rússia ou o grupo de hackers.

“Ainda há uma investigação em andamento. O presidente estava falando sobre o que sabemos agora. Mas isso ainda está nas mãos do Federal Bureau of Investigatin (FBI, a política federal dos Estados Unidos) e o Comando Cibernético deve apontar a melhor solução para isso em breve. Ainda não chegamos lá “, disse Psaki.

De acordo com o FBI, a Colonial Pipeline foi atacada com ransomware supostamente
desenvolvido pelo coletivo de hackers russo DarkSide. A ação aconteceu na sexta-feira passada e provocou o fechamento de um oleoduto de quase 9 mil quilômetros que carrega gasolina, diesel e outros refinados de petróleo, deixando vários estados da Costa Leste dos Estados Unidos desabastecidos.