RADAR DO DIA: Preços do petróleo, IPCA e ambiente político

355

São Paulo – As bolsas asiáticas fecharam em alta em dia de recuperação após perdas recentes, incentivadas pelo bom desempenho dos mercados de Nova Iorque no fim de semana.

Na Europa, os mercados operam em alta com a perspectiva de que o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, pode adiar a remoção dos estímulos.

Na semana passada, um dos presidentes regionais do Fed que defendiam mais austeridade por parte do banco central disse que poderia mudar de posição se o ressurgimento de casos de covid-19 ameaçasse a recuperação econômica.

Os preços dos contratos futuros de petróleo iniciaram a semana com uma alta de 3%, em uma tentativa de recuperação depois de uma semana de fortes perdas. O dólar enfraquecido foi o responsável pelo retorno dos investidores à commodity.

O aumento de casos de pessoas infectadas pela variante Delta do coronavírus, no entanto, ainda devem limitar os ganhos, já que novas restrições estão sendo impostas, ameaçando a demanda.

No Brasil, os economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) revisaram a previsão do Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final deste ano pela 20 vez seguida, passando de 7,05% para 7,11%. Há um mês, a projeção era de +6,56%. Para 2022, a projeção oscilou em alta pela quinta semana seguida, passando de 3,90% para 3,93%, de 3,80% há um mês. Para 2023 a projeção foi mantida em 3,25% pela 58 semana consecutiva, enquanto para 2024 a estimativa manteve-se em 3,00% pela quarta semana.

Ainda no âmbito do IPCA, a estimativa para os próximos 12 meses subiu pela vigésima vez seguida, passando de 7,12% para 7,18%, de 6,67% há um mês. É válido lembrar que as metas de inflação para 2021, 2022 e 2023 são de 3,75%, 3,50% e 3,25%, nesta ordem, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Em âmbito político, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, descartou a existência de uma crise entre o presidente Jair Bolsonaro e o chefe do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. O comentário veio em resposta a uma reportagem da agência de notícias Associated Press afirmando que Bolsonaro manifestou nos bastidores ter se arrependido de sancionar a lei que dá autonomia ao BC.

A média móvel de sete dias de novos casos de covid-19 no Brasil atingiu 29.542 ontem (22), o que representa queda de 6,1% em relação à média móvel observada na semana anterior. A média de mortes provocadas pela doença também diminuiu nesta base de comparação, em 15,4%, para 781, segundo dados do Ministério da Saúde.

Em âmbito corporativo, a Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) disse que foi concluída a venda de participação do governo da Colômbia na Interconexión Eléctrica (ISA), controladora de sua acionista controladora ISA Investimentos e Participações do Brasil, à Ecopetrol.

O tráfego total de veículos nas rodovias da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) entre 13 e 19 de agosto registrou aumento de 14,1% em relação aos mesmos períodos de 2020. Os veículos de passeio tiveram altas de 20,3% e 10,3%, na mesma base de comparação.

O conselho de administração da Suzano aprovou, em reunião realizada em 11 de agosto, a revisão de determinadas alçadas de delegação de poderes para a diretoria executiva da companhia.

A carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) deve aumentar 3,4% em agosto, totalizando 66.838 megawatts (MW) médios, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo previsão semanal do Operador Nacional do Sistema (ONS) para a semana de 21 a 27 de agosto, devido à recuperação da economia com o avanço da vacinação no país, com uma leve elevação em relação a semana operativa anterior que registrava 3,2% de incremento.

O conselho de administração da Eztec aprovou um programa de recompra de até 5,035 milhões de ações ordinárias de emissão própria. O prazo para a operação é de seis meses, com início na próxima segunda (23) e término em 23 de fevereiro de 2022. A empresa declarou que possui 100.717.936 milhões de ações em circulação no mercado.

O conselho de administração da Equatorial Energia aprovou, em reunião em 16 de agosto, a primeira emissão de notas promissórias comerciais, no valor de R$ 500 milhões, para distribuição pública de sua subsidiária Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), com intermediação de instituições financeiras.

O Procon-SP notificou a Lojas Renner a prestar esclarecimentos até quarta-feira (25) sobre o ataque cibernético que a empresa sofreu ontem, informando quais bancos de dados foram atingidos, qual foi o nível de exposição, por qual período o site ficou indisponível e se houve vazamento de dados pessoais de clientes, entre outras informações estratégicas.

A Minerva Foods confirmou que a Polícia Federal realizou vistoria em sua unidade localizada em Palmeiras de Goiás (GO), no âmbito da fase inicial da operação “a Posteriori”, mas negou a existência de indiciamento ou denúncia contra a companhia no âmbito da operação, que apura supostas irregularidades envolvendo auditores fiscais federais agropecuários no período de 2018 a 2019.

A empresa de cibersegurança ISH Tech protocolou ontem na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o seu pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Os coordenadores da oferta são a XP Investimentos, o UBS BB e o Banco BTG Pactual.

O governo do Rio Grande do Sul divulgou o edital de privatização da A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) no Diário Oficial do Estado, que definiu o valor mínimo de R$ 927,8 milhões para as propostas, que devem ser entregues até 18 de outubro, na B3, em São Paulo. O certame está previsto para o dia 22 de outubro, às 14h.