RADAR DO DIA: Dados chineses embalam bolsas

290
Gráfico

São Paulo – Nesta manhã os principais índices acionários do mundo estão em viés de alta, puxados pelos dados fortes de atividade da China de dezembro, reportado nesta madrugada.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 6,1% em 2019, seu menor nível em 29 anos e dentro da meta do governo, de manter o crescimento entre 6% e 6,5%. Em 2018, a economia chinesa havia avançado 6,6%.

No quarto trimestre de 2019, o PIB chinês cresceu 6% ante o mesmo período do ano anterior, mesma alta do terceiro trimestre e mantendo seu menor nível desde o primeiro trimestre de 1992. Em base trimestral, o PIB da China aumentou 1,5% no quarto trimestre.

A produção industrial chinesa cresceu 6,9% em dezembro na comparação com igual período do ano anterior, o que representa uma aceleração depois de avançar 6,2% em novembro, segundo dados do departamento de estatísticas do país.

As vendas no varejo do gigante asiático cresceram 8,0% em dezembro na comparação com igual período do ano anterior, em termos nominais, mesma alta registrada em novembro, segundo dados do departamento nacional de estatísticas. Em dezembro de 2018, as vendas no varejo haviam aumentado 8,2%.

BRASIL

Atendendo a mais um pedido dos caminhoneiros, o presidente Jair Bolsonaro determinou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reajustasse a tabela de fretes e instituiu a obrigação do pagamento do frete de retorno para as operações impedidas pela regulamentação de trazer cargas no retorno, como um caminhão que transporta combustível e não pode voltar transportando outro tipo de carga. Os caminhoneiros ainda pedem ingerência do governo no preço do óleo diesel.

Bolsonaro disse ontem, contrariado, que o secretário da Secom, Fabio Wajngarten fica no cargo. Bolsonaro criticou a Folha de S. Paulo por reportar que uma empresa que uma Wajngarten mantém contratos com emissoras de televisão e agências de publicidade que atendem o governo.

“Se for ilegal, a gente vê lá na frente. O que eu vi até agora, está tudo legal com o Fabio”, disse.

Segundo a “Folha” de hoje, desde que assumiu o cargo, Wanjngarten teve pelo menos 67 encontros com representantes de clientes e ex-clientes de sua empresa – entre eles nomes ligados às emissoras e afiliadas da TV Record, SBT, Band e Rede TV!. Cerca de 20 viagens foram custeadas com dinheiro público.

Enquanto isso, diz a revista “Crusoé”, Carlos Bolsonaro já estaria articulando o sucessor de Wajngarten. O filho zero estaria querendo emplacar o blogueiro Allan dos Santos, dono do site “terça Livre”, que defende o governo.

Reportagem do portal “UOL” diz que 24 contas no WhatsApp foram responsáveis por disparos de mensagens em massa durante a campanha eleitoral de 2018. Seis números telefônicos são do Brasil e 18 do exterior. No entanto, todos as mensagens foram disparadas daqui.

EMPRESAS

A MRV Engenharia divulgou sua prévia operacional do quarto trimestre de 2019 que apontou que o ano de 2019 foi o melhor da história da companhia em lançamentos, com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 6,9 bilhões, uma alta de 7,8% ante 2018.

A Eletrobras deu que a subsidiária Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) concluiu em 15 de janeiro de 2020 a energização dos aerogeradores dos Complexos Eólicos Pindaí I, II e III.

A Petrobras Distribuidora assinou ontem, com a empresa Bitumina Industries, com sede em Dubai, um documento que estabelece exclusividade por 90 para negociação e as condições para iniciar as discussões para venda de 100% das ações da Stratura Asfaltos, hoje de propriedade da BR.

A Sabesp afirmou que ontem o prefeito do município de Mauá sancionou a Lei que autoriza o poder executivo a celebrar convênios, contratos, termos aditivos e quaisquer outros tipos de ajustes necessários com o Estado de São Paulo, com a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e com a própria Sabesp.

A administração das Lojas Americanas comunicou aos acionistas que se encerrou, em 8 de janeiro de 2020, o prazo para exercício do direito de preferência na subscrição de ações relativas ao aumento de capital aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em 2 de dezembro de 2019.

O conselho de administração das Lojas Renner autorizou a distribuição de 50% do lucro líquido referente ao exercício de 2019 em forma de dividendos e de juros sobre o capital próprio (JCP).

A Equatorial Energia e a Equatorial Transmissora informaram que entraram em operação os trechos da Linha de Transmissão Altamira/Transamazônica e Transamazônica/Tapajós II + Subestação Tapajós que, conjuntamente, representam R$ 86,1 milhões em Receita Anual Permitida (RAP), equivalente a 62,1% do total da SPE 08.