RADAR DO DIA: Atenção à fala de Powell no Senado, IPCA e Ômicron

São Paulo – As bolsas europeias e os índices futuros americanos operam em alta nesta terça-feira com os investidores à espera de que o Federal Reserve aumente as taxas de juros em até quatro vezes neste ano.

Ao meio dia, o presidente do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, vai explicar ao Senado o que fará para apoiar a economia e reduzir a inflação.

Ontem, essa expectativa derrubou o Dow Jones e o S&P, enquanto a Nasdaq buscou uma recuperação no final da sessão após perdas ao longo do dia. Esse movimento gerou reflexos nos mercados asiáticos, que fecharam em baixa.

Por aqui, o mercado digere o Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu 0,73% em dezembro na comparação com novembro, desacelerando-se em relação à alta apurada no período anterior (+0,95%), segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou acima da mediana das expectativas do mercado financeiro, de +0,65%, conforme o Termômetro CMA. Com isso, o IPCA-15 encerra 2021 com alta de 10,06%, resultado levemente acima da mediana das estimativas, de +9,98%, ainda segundo o Termômetro CMA.

Os investidores também acompanham o aumento das restrições por conta do avanço da ômicron.

No âmbito corporativo, a Azul reportou que o tráfego doméstico de passageiros (RPKs) aumentou 20,9% em dezembro em relação ao mesmo mês de 2019, período anterior à pandemia de coronavírus. A capacidade doméstica (ASKs) também teve alta de 20,9% na mesma base, resultando em uma taxa de ocupação de 82,3%, em seu relatório de resultados preliminares de tráfego.

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) acionou o protocolo Nível 2 do seu plano de emergência de barragens, para a barragem B2, localizada em Rio Acima (MG), na mina de Fernandinho, detida por sua controlada Minérios Nacional.

A Notre Dame Intermédica comunicou a conclusão da aquisição da CCG Participações pelo Hospital e Maternidade Maringá (PR), subsidiária integral da companhia, anunciada em junho de 2021, após as aprovações da operação pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O Banco do Brasil informou ontem (10) que Gustavo Garcia Lellis assumirá como diretor de Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio do BB a partir de hoje, em substituição de Eder Luiz Menezes de Faria, que teve a sua indicação aprovada pelo banco para a posição de diretor presidente na BB Previdência, para a qual tomará posse nesta mesma data.

A Energisa encerrou, em 6 de janeiro, a oferta pública obrigatória de aquisição de ações de titularidade de empregados e aposentados de sua controlada Energisa Acre Distribuidora de Energia (EAC), por meio da qual adquiriu 3.936.498 ações ordinárias e 7.080.052 ações preferenciais, perfazendo o total de 11.016.550 ações representativas de 0,46% do capital social da EAC, informou, em comunicado divulgado ontem (10).

A Itaúsa concluiu as assinaturas no Acordo de Acionistas da Itaúsa e no Acordo de Acionistas da O.E.S. Participações S.A., Companhia ESA e Itaúsa S.A. e Outras Avenças, celebrados em 3 de janeiro, para consolidação de pequenos ajustes e aprimoramentos redacionais e disponibilizou os novos instrumentos em seu site de Relações com Investidores, da B3 e da Comissão de Valores Mobiliários, informou, em fato relevante divulgado ontem (10).

A divulgação semanal de tráfego da Ecorodovias mostra que, entre 1 e 31 de dezembro, o volume de tráfego consolidado alcançou 33,701 milhões de veículos pagantes, uma queda de 1,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados ontem (10) pela concessionária.

A B3 informou que o volume financeiro médio diário para dezembro de 2021 foi de R$ 29,846 bilhões, queda de 15,7% na comparação anual, segundo destaques operacionais da companhia no mês passado enviado ontem (10) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ante novembro, houve queda de 6,4%.