Planos de saúde nos EUA serão obrigados a cobrir 8 testes mensais contra covid

São Paulo – As empresas de plano de saúde dos Estados Unidos serão obrigadas a cobrir oito testes de coronavírus por pessoa a cada mês, segundo a Casa Branca. Com isso, a expansão do acesso aos kits, altamente procurados pelos americanos, busca lidar com mais um surto de casos do coronavírus no país.

De acordo com a Casa Branca, caso os testes contra covid-19 forem encomendados por um profissional de saúde, não há limite máximo para que os planos de saúde os cubram, incluindo os domiciliares.

“A partir de 15 de janeiro, pessoas físicas com plano de saúde privado ou cobertas por um plano de saúde em grupo que comprarem um teste de diagnóstico contra covid-19 serão capazes de ter esses custos cobertos por seu plano ou seguro. As companhias de seguros e os planos de saúde são obrigados a cobrir 8 testes gratuitos em casa por indivíduo coberto por mês”, disse a Casa Branca em um comunicado à imprensa.

Nesta segunda, as hospitalizações por Covid-19 nos Estados Unidos atingiram um novo pico de 132.646, de acordo com uma contagem da Reuters, em meio à disseminação da variante Ômicron. O número supera o recorde de 132.051 estabelecido em janeiro do ano passado.

As hospitalizações nos Estados Unidos têm aumentado de forma constante desde dezembro, dobrando nas últimas três semanas, quando a Ômicron rapidamente ultrapassou a Delta como a versão dominante do vírus nos Estados Unidos.