Presidente turco parabeniza Biden por vitória nas eleições dos EUA

134
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ao lado do presidente norte-americano, Donald Trump / Foto: Casa Branca

São Paulo – A Turquia entrou para a lista de países que já reconheceram a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em um comunicado oficial, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, parabenizou o democrata e manifestou a intenção de reforçar laços com Washington.

“Eu os parabenizo pelo sucesso nas eleições e desejo de todo o coração ao povo dos Estados Unidos paz e bem-estar”, diz a nota.

Erdogan diz que as relações entre a Turquia e os Estados Unidos têm uma qualidade estratégica com uma base profundamente enraizada e reitera sua determinação de trabalhar em estreita colaboração com o novo governo norte-americano.

“Os desafios que enfrentamos atualmente em nível regional e global exigem que continuemos a aprimorar e fortalecer nossas relações bilaterais, que são baseadas em interesses e valores compartilhados”, afirma.

Os presidentes de alguns países, no entanto, preferem esperar os resultados oficiais para parabenizar o vencedor. Nesta lista estão Brasil, México e também a Rússia.

A contagem dos votos nos Estados Unidos continua em andamento, mas a imprensa norte-americana considera irreversível a vitória de Biden, que teria ultrapassado o mínimo necessário de 270 votos eleitorais para vencer a disputa contra o presidente norte-americano, Donald Trump.

Trump, por sua vez, reluta em reconhecer a vitória do democrata e planeja levar a controvérsia eleitoral aos tribunais.