PMI industrial do EUA cai para 52,5 pontos em dezembro

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos caiu para 52,5 pontos em dezembro, depois de atingir 52,6 pontos em novembro, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam estabilidade em 52,6 pontos em dezembro. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial caiu para 52,4 pontos em dezembro, de 53,7 pontos em novembro.

Os dados mostram uma expansão do setor industrial norte-americano em dezembro semelhante à vista em novembro, mas a melhoria geral nas condições de operações foi uma das mais fortes em 2019, segundo a pesquisa.

Apesar da queda no PMI de dezembro, o crescimento da produção e dos novos pedidos aceleraram, e permaneceram mais robustos do que no início do ano. Os produtores de bens também expandiram sua força de trabalho, visando a reduzir a pressão na capacidade. Já as expectativas para o próximo ano aumentaram, com menores temores pela guerra comercial e melhores condições financeiras.

“A trajetória de alta nas pesquisas sustenta nossas expectativas de que a economia dos Estados Unidos está a caminho de ver mais um ano de crescimento acima do potencial de aproximadamente de 2,2% em 2020”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.