PMI de serviços dos EUA sobe para 52,2 pontos em dezembro

444

Por Julio Viana

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos subiu a 52,2 pontos em dezembro, depois de atingir 51,6 pontos em novembro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas previam alta para 52,0 pontos em dezembro. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados dos segmentos industrial e de serviços, subiu para 52,2 pontos em dezembro, depois de marcar 52,0 pontos em novembro.

Segundo o relatório, os pedidos aumentaram, assim como as exportações. Embora o investimento em novos negócios tenha ficado praticamente inalterado, o número de empregados cresceu, assim o grau de confiança.

“As expectativas para a atividade comercial no próximo ano aumentaram mais nos dois setores, atingindo o nível mais alto desde junho, sugerindo que a expansão continuará ganhando força à medida que chegamos ao Ano Novo. O otimismo reflete os medos reduzidos sobre guerras comerciais e condições financeiras mais favoráveis.”, disse o economista chefe de negócios do IHS Markit, Chris Williamson.