PMI industrial da eurozona cai menos em dezembro após revisão

264

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor industrial da zona do euro caiu para 46,3 pontos em dezembro, após atingir 46,9 pontos em novembro, de acordo com dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

A versão preliminar havia mostrado queda para 45,9 pontos. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.

“As indústrias da zona do euro relataram um final terrível para 2019, com a produção caindo a uma taxa não excedida desde 2012. A pesquisa é indicativa de que a produção caia 1,5% no quarto trimestre, atuando como um forte obstáculo para a economia em geral”, afirma o economista chefe em negócios do IHS MArkit, Chris Williamson.

“Embora as empresas tenham ficado um pouco mais otimistas em relação ao ano seguinte, um retorno ao crescimento ainda está muito distante, uma vez que os ingressos de novos pedidos continuaram caindo em uma das taxas mais rápidas observadas nos últimos sete anos”, concluiu ele.