PMI do setor industrial dos EUA sobe a 63,4 pontos em julho após revisão

Foto: Yury Kim / Pexels

São Paulo — O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu a 63,4 pontos em julho, depois dos 62,1 pontos de junho, segundo dados revisados publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

A leitura preliminar havia mostrado alta para 63,1 pontos. Analistas esperavam 63,1 pontos em julho. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração.

“Julho viu os fabricantes e seus fornecedores mais uma vez lutarem para atender à crescente demanda, levando a um novo salto recorde dos preços das matérias-primas e dos produtos manufaturados”, afirma o economista chefe do IHS Markit, Chris Williamson.

“Apesar de relatar outro aumento na produção, apoiado por números crescentes da folha de pagamento, a produção continuou a ficar bem atrás do crescimento da carteira de pedidos em uma das maiores extensões na história de 14 anos da pesquisa, levando a um aumento quase recorde de pedidos incompletos”, continuou ele.

“A capacidade está sendo limitada por mais um alongamento sem precedentes das cadeias de abastecimento, com atrasos na entrega relatados de forma muito mais ampla nos últimos dois meses do que em qualquer momento anterior na história da pesquisa”, concluiu.