PMI do setor industrial da Alemanha sobe a 60,6 pontos em fevereiro

169
Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da Alemanha subiu para 60,6 pontos em fevereiro, de 57,1 pontos em janeiro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial alemã subiu para 62,2 pontos em fevereiro, depois de marcar 59,0 pontos em janeiro.

“Foi encorajador ver a indústria recuperar impulso em fevereiro, após um ligeiro retrocesso no crescimento no início do ano. Além disso, o forte desempenho vem em meio a um cenário de aumento das pressões do lado da oferta”, disse o diretor associado do IHS Markit, Phil Smith.

“Os fabricantes parecem estar resistindo à tempestade até agora, mas há o potencial para alguma interrupção de curto prazo, caso a situação piore e as empresas encontrem-se com falta de matérias-primas e componentes”, afirmou.

Segundo ele, as empresas estão crescendo na confiança sobre as perspectivas para o próximo ano, com a implementação da vacina esperada para acabar com as restrições no final do ano e ajudar a liberar a demanda reprimida.