PMI do setor de serviços da eurozona cai para 44,7 pontos em fevereiro

160
Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro caiu para 44,7 pontos em fevereiro, de 45,4 pontos em janeiro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 48,1 pontos em fevereiro, de 47,8 pontos em janeiro.

“As medidas de bloqueio de covid-19 em andamento deram um golpe no setor de serviços da zona do euro em fevereiro, aumentando a probabilidade de queda do Produto Interno Bruto (PIB) novamente no primeiro trimestre”, de acordo com o economista-chefe de negócios do IHS Markit, Chris Williamson.

“No entanto, o impacto foi aliviado por um fortalecimento da indústria, sugerindo uma desaceleração da economia muito mais amena do que a sofrida no primeiro semestre do ano passado”, acrescentou ele.