PMI do setor de serviços da eurozona sobe para 47,3 pontos em dezembro

157
Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro subiu para 47,3 pontos em dezembro, de 41,7 pontos em novembro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 49,8 pontos em dezembro, de 45,3 pontos em novembro.

“A economia da zona do euro está se saindo melhor do que esperado em dezembro”, de acordo com o economista-chefe de negócios do IHS Markit, Chris Williamson. “Os dados apontam para a economia perto de se estabilizar depois de mergulhar de volta em uma queda severa em novembro em meio a novas medidas de bloqueio pela covid-19”.

Segundo ele, a desaceleração do quarto trimestre parece muito menos acentuada do que o impacto da pandemia observada no início do ano, embora a imagem seja muito confusa por setor.

“As empresas também estão cada vez mais otimista em relação ao próximo ano, com lançamentos de vacinas esperados para ajudar a restaurar as empresas para mais condições normais de negociação à medida que 2021 avança”, concluiu.