PMI de atividade industrial nos EUA cai a 59,2 pontos em outubro

Foto: Anamul Rezwan / Pexels

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos caiu para 59,2 pontos em outubro, de 60,7 pontos em setembro, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam 60,5 pontos em outubro. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial caiu para 52,3 pontos em outubro, de 55,7 pontos em setembro.

“No entanto, embora os fabricantes continuem relatando forte demanda, a produção da fábrica continua afetada por restrições, incluindo gargalos recordes na cadeia de suprimentos e escassez de mão de obra”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.

“Como resultado, os preços pagos pelas fábricas pelas matérias-primas aumentaram em mais um novo ritmo recorde, por sua vez, resultando em preços mais altos na porta da fábrica e se refletindo em preços mais altos do setor de serviços”.