PMI de atividade industrial dos EUA sobe para 49,6 pontos em junho

163

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu para 49,6 pontos em junho, seu maior nível em quatro meses, depois de atingir 39,8 pontos em maio, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam alta para 52,0 pontos em junho. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial subiu para 47,8 pontos em junho, de 34,4 pontos em maio.

Os dados mostram que houve uma redução na baixa de produção e de novos pedidos, indicando o menor índice de deterioração desde o início da pandemia. Os empregos continuam a cair, mas em menor ritmo do que antes. As expectativas, as tarifas de produção e os preços de produção aumentaram.

Para o economista chefe em negócios da IHS Markit, Chris Williamson, “qualquer retorno ao crescimento estará sujeito a perder força devido à fraca demanda persistente por muitos bens e serviços, ligada por sua vez ao distanciamento social contínuo, alto desemprego e incerteza sobre as perspectivas, restringindo os gastos de empresas e famílias”.