Kudlow garante acordo com China e destaca avanços na relação comercial

174
O principal conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow / Foto: Casa Branca

São Paulo – O acordo comercial firmado em janeiro entre os Estados Unidos e a China segue totalmente intacto e Pequim tem avançado em várias áreas de maneira construtiva, disse o principal conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, reforçando a mensagem transmitida pelo presidente norte-americano, Donald Trump, sobre o pacto.

“Eles realmente estão no jogo”, disse Kudlow em entrevista para a Fox Business. “Não é apenas a compra de mercadorias, embora isso também esteja aumentando, mas também se estende à questão do roubo de propriedade intelectual, que há muito tempo é um dos pontos negativos do relacionamento”, acrescentou.

Na noite de ontem, Trump afirmou que o acordo comercial com a China está intacto, depois que um de seus principais assessores nas negociações com os chineses, Peter Navarro, sugeriu que o pacto estava acabado.

Navarro disse que a demora da China para avisar sobre a eclosão do novo coronavírus no país levou ao encerramento dos canais políticos e econômicos entre chineses e norte-americanos. Após a recepção negativa do comentário, ele tentou se explicar dizendo que a afirmação não tinha a ver com o acordo de primeira fase entre os dois países, mas sim sobre a confiança no Partido Comunista chinês.