PIB de Hong Kong do 1T20 cai 8,9% ante 1T19, maior queda desde 1974

568
Foto: Freeimages.com/ Gary Tamin

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) de Hong Kong caiu 8,9% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2019, em termos reas, a maior queda já registrada desde 1974, de acordo com a leitura preliminar do departamento de estatísticas da região autônoma da China.

No quarto trimestre de 2019, a economia de Hong Kong havia encolhido 3,0%. Segundo o secretário de Finanças de Hong Kong, Paul Chan, a recessão econômica se aprofundou no primeiro trimestre de 2020, refletindo os impactos da pandemia do novo coronavírus.

“Embora localmente a situação epidêmica parece estar sob controle, mas o ambiente externo ainda é muito desafiador. Globalmente, a epidemia ainda está para ser controlada. Isso afetará nossas exportações. Isso também afetará os investimentos internacionais em viagens e negócios”, disse ele.

“Portanto, no futuro, no segundo trimestre, acreditamos que, mesmo que haja melhorias, a melhoria será gradual e pequena”, acrescentou o secretário. A exportação de serviços recuou 37,8% no primeiro trimestre em base anual, enquanto a formação de capital fixo caiu 13,9% e o consumo privado recuou 10,2%.