PMI de serviços do Reino Unido cai a 13,4 pontos em abril, após revisão

119
Carro oficial do carro do primeiro-ministro britânico / Foto: Divulgação / Governo

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços do Reino Unido caiu a 13,4 pontos em abril, de 34,6 pontos em março, de acordo com dados do instituto de pesquisas IHS Markit.

A leitura preliminar mostrava queda maior, a 12,3 pontos. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI de todos os setores, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, caiu para 13,8 pontos em abril, de 36,0 pontos em março.

“Os dados do PMI de abril destacam que a desaceleração da economia do Reino Unido durante o segundo trimestre de 2020 será muito mais profunda e generalizada do que qualquer já coisa vista na memória viva”, diz diretor economista do IHS Markit, Tim Moore.

“Apenas um em cada cinco prestadores de serviços conseguiu evitar uma queda na atividade comercial desde março, e os mais afetados por medidas de distanciamento social e restrições de viagens frequentemente relataram paralisações completas das operações comerciais”.