Petrobras tem 55% do petróleo refinado a partir do pré-sal em 2021

São Paulo – A Petrobras disse estar aumentando a parcela de petróleo do pré-sal utilizado nas suas refinarias, “em consonância com as demandas e oportunidades do mercado nacional e internacional”. O volume processado de petróleo do pré-sal alcançou 55% do total do petróleo refinado pela companhia entre janeiro e abril, com 1 milhão de barris diários.

Em todo o ano passado, a participação de óleos do pré-sal foi de 54% do total e nos últimos cinco anos, de 27% do volume de petróleo processado nas refinarias, disse a estatal, com comunicado divulgado ontem.

A empresa explica que a decisão entre refinar mais petróleo ou exportar, e qual petróleo utilizar nas unidades da companhia, considera diversas variáveis, como disponibilidade dos ativos, as características de cada óleo, seu preço e o preço dos derivados no mercado nacional e internacional e busca “o melhor resultado econômico.”

“As excelentes características do petróleo do pré-sal nos permitem gerar valor para a companhia não apenas com a exportação, mas também com o processamento em nossas refinarias, tendo sempre a garantia de que estamos capturando as melhores oportunidades do mercado. O aumento do processamento nacional do petróleo do pré-sal também possibilita atender à demanda por produtos de maior qualidade”, disse o diretor de refino e gás natural, Rodrigo Costa.