Petrobras reduz preço da gasolina em 2,32%

Foto: Shutterstock

São Paulo – A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina nas refinarias em 2,32%, para R$ 2,53 o litro, enquanto o preço médio do diesel permanecerá inalterado, a R$ 2,71 o litro. O reajuste é válido a partir de amanhã (12).

Os reajustes de preços de combustíveis praticados pela estatal, para mais ou para menos, são influenciados pelos preços do petróleo no mercado internacional e pela taxa de câmbio, o que, segundo a Petrobras, é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido, sem riscos de desabastecimento.

Os preços das refinarias são diferentes dos vendidos na bomba para o consumidor, já que estes sofrem o impacto de tributos federais e estaduais, de custos e margens das companhias distribuidoras e dos postos de combustíveis, entre outros fatores.

Em nota, a Petrobras explica que busca evitar o repasse imediato para os preços internos da volatilidade externa causada por eventos conjunturais.

“Nossos preços seguem buscando o equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio, para cima e para baixo. Os reajustes são realizados a qualquer tempo, sem periodicidade definida, de acordo com as condições de mercado e da análise do ambiente externo. Isso possibilita a companhia competir de maneira mais eficiente e flexível”, disse a estatal em nota.