Pensilvânia certifica resultados eleitorais e Biden leva 20 votos do estado

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua vice, Kamala Karris / Foto: Campanha de Joe Biden

São Paulo – A Pensilvânia certificou seus resultados e declarou o democrata Joe Biden como o vencedor da eleição presidencial de 3 de novembro no estado, dando a ele os 20 votos eleitorais. O anúncio foi feito pelo o governador Tom Wolf.

“Hoje foi certificado o resultado da eleição de 3 de novembro na Pensilvânia para presidente e vice-presidente dos Estados Unidos”, disse Wolf no Twitter. “Conforme exigido pela lei federal, assinei o Certificado de Verificação para a lista de eleitores de Joe Biden e Kamala Harris”, acrescentou.

Biden já é considerado o vencedor do pleito pela imprensa norte-americana, que tradicionalmente faz a contagem de votos nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em dezembro ele deve ser oficializado o vitorioso e a posse acontece em 20 de janeiro.

Mesmo com o processo oficial de transição de poder em andamento, o presidente norte-americano, Donald Trump, recusa-se a reconhecer a derrota. Mais cedo, Trump disse que autorizou seu governo a cooperar com a equipe de Biden, mas ressaltou que não reconhecia a derrota na eleição.

“Lembre-se de que o GSA tem sido excelente e Emily Murphy fez um ótimo trabalho, mas o GSA não determina quem será o próximo presidente dos Estados Unidos”, escreveu Trump no Twitter na manhã de hoje.