Joe Biden é eleito presidente dos EUA

167
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua vice na chapa, Kamala Harris / Foto: Campanha Joe Biden

O democrata Joe Biden foi eleito o 46o presidente dos Estados Unidos, derrotando o republicano Donald Trump após quatro dias de apuração das urnas, colocando fim a uma disputa acirrada. A vice de Biden, Kamala Harris, faz história ao se tornar a primeira mulher e negra a ocupar o cargo.

Segundo dados da Associated Press (AP), Biden conquistou 290 votos no Colégio Eleitoral, acima dos 270 necessários para a vitória, enquanto Trump conquistou 214. O democrata venceu na Pensilvânia e em nevada, enquanto a apuração das urnas continua na Georgia e na Carolina do Norte.

Na Pensilvânia, Biden ganhou com com 49,8% dos votos, ou 3.362.018, enquanto Trump obteve 49,1%, ou 3.316.291 votos, com 99% das urnas apuradas. O estado dá ao vencedor 20 votos no Colégio Eleitoral. Biden também venceu em Nevada, onde 6 votos eleitorais estavam em jogo, por 50,2%, ou 664.162 votos, ante 47,6% de Trump, ou 629.879 votos.

“América, estou honrado por você ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas eu prometo a você o seguinte: serei um presidente para todos os norte-americanos – quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que você colocou em mim”, disse Biden no sábado, no Twitter, após a confirmação da vitória.

No mesmo dia, à noite, no discurso da vitória, ele reiterou que vai governar para todos e que buscará unir o país. Biden prometeu não economizar esforços para combater a pandemia do novo coronavírus, e disse que isso é fundamental para restaurar a economia norte-americana.

“O povo desta nação falou. Eles nos proporcionaram uma vitória clara, uma vitória convincente, uma vitória para nós, o povo. Ganhamos com o maior número de votos já lançados para uma chapa presidencial na história do país. Setenta e quatro milhões. Bem, devo admitir, isso me surpreendeu esta noite”, disse ele.

“Prometo ser um presidente que não busca dividir, mas unificar, que não vê estados vermelhos e estados azuis, vê apenas os Estados Unidos”, afirmou.

“A Bíblia nos diz que para tudo há um tempo, para construir, plantar, colher e curar. E este é o tempo de curar os Estados Unidos”.

Com relação ao novo coronavírus, ele disse que não será possível consertar a economia até que o vírus esteja sob controle, e que o plano será construído com base na ciência. “Nosso trabalho começa para colocar a covid-19 sob controle”, disse. “Não medirei nenhum esforço, nenhum ou qualquer compromisso para contornar esta pandemia”, afirmou.

“Na segunda-feira, vou nomear um grupo de cientistas e especialistas importantes como conselheiros de transição para ajudar a tomar o plano ambicioso de Biden-Harris e convertê-lo em um plano de ação que começará em 20 de janeiro de 2021”, data da posse.

Biden disse ainda que é um democrata orgulhoso, mas que vai governar como um presidente norte-americano. “Vou trabalhar tanto por aqueles que não votaram em mim quanto por aqueles que votaram”, disse. Para ele, democratas e republicanos devem trabalhar juntos. “Podemos decidir cooperar”, disse. “Vou pedir ao Congresso, tanto democratas quanto republicanos, que façam essa escolha comigo”.

Kamala Harris, por sua vez, destacou no discurso da vitória o fato de ser a primeira mulher, negra e descendente de imigrantes a ocupar a vice-presidência norte-americana. “Embora eu possa ser a primeira mulher neste cargo, não serei a última. Porque cada garotinha que está assistindo esta noite vê que este é um país de possibilidades”.