Pelosi diz que PIB do terceiro trimestre reforça necessidade de estímulo

195
Nancy Pelosi EUA Câmara
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, ao centro. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – A forte performance da economia norte-americana no terceiro trimestre é um sinal de que os estímulos fornecidos pelo governo dão resultado e de que devemos ter uma nova rodada de ajuda para enfrentar a crise provocada pelo novo coronavírus, que ainda não foi superada, segundo a presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 33,1% no terceiro trimestre de 2020 em relação ao trimestre imediatamente anterior em termos anualizados, de acordo com a leitura preliminar divulgada pelo Departamento do Comércio do país. O dado ficou acima das previsões dos analistas, que esperavam alta de 32,0%.

“Acredito que ainda podemos alcançar um entendimento até a eleição”, disse ela em entrevista para a Bloomberg, embora reconheça que a aprovação de um projeto de lei mais amplo já não é mais viável, já que o pleito está marcado para 3 de novembro.

Pelosi afirmou que para que esse entendimento com a Casa Branca seja possível, ela enviou uma carta ao governo de Donald Trump com os pontos que considera fundamentais para o acordo. “Estamos no momento mais difícil das negociações dos estímulos”, disse.

Na carta, a democrata afirma que “ainda está aguardando” respostas da Casa Branca “em vários itens de importância crítica” enquanto o surto de covid-19 se espalha pelos Estados Unidos.

Ela também citou uma série de diferenças que não foram resolvidas durante uma disputa pré-eleitoral para chegar a um acordo: uma estratégia de teste nacional, alívio do governo estadual e local, seguro-desemprego aprimorado, creche, créditos fiscais, proteção de responsabilidade para empresas e padrões de segurança no local de trabalho.