Dias antes de eleição Biden tem 54% e Trump 42% em pesquisa CNN

981
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em discurso / Foto: Campanha de Joe Biden

São Paulo – Dias antes da eleição de 3 de novembro, o democrata Joe Biden aparece 12 pontos a frente do presidente norte-americano, Donald Trump, na pesquisa divulgada pela CNN e conduzida pela SSRS.

Segundo o levantamento, Biden tem 54% dos votos entre os prováveis eleitores, enquanto Trump aparece com 42%. O democrata tem liderado as pesquisas da CNN desde o final de 2019.

Embora a eleição seja decidida em última instância pelos resultados estaduais, que impulsionam o Colégio Eleitoral, a liderança de Biden nacionalmente é mais ampla do que qualquer candidato presidencial alcançou em mais de duas décadas nos dias finais da campanha, segundo a CNN.

APROVAÇÃO A TRUMP

A pesquisa também apurou a aprovação do presidente norte-americano. Segundo a sondagem, 42% aprovam a 55% desaprovam entre todos os adultos. Entre os prováveis eleitores, 42% aprovam e 56% desaprovam o trabalho de Trump na Casa Branca.

Os números quase não mudaram no ano passado, com a aprovação variando entre 40% e 45% em todas, exceto uma das 12 pesquisas que a CNN realizou desde outubro de 2019.

A pesquisa da CNN foi conduzida pela SSRS entre os dias 23 a 26 de outubro com uma amostra nacional aleatória de 1.005 adultos por telefones, incluindo 886 prováveis eleitores. Os resultados da amostra completa têm uma margem de erro amostral de mais ou menos 3,6 pontos percentuais; é mais ou menos 3,8 pontos para os resultados entre os eleitores prováveis.