OMS diz que mundo não passou pico de covid-19, apesar de desaceleração

747
Bandeira com o símbolo da Organização Mundial da Saúde (OMS). (Foto: Missão dos EUA/Eric Bridiers)

São Paulo – A pandemia do novo coronavírus ainda não atingiu seu pico global, pois apesar de apresentar ligeiras desacelerações nos países europeus mais afetados, continua em alta em outros países, disse a porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Harris. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

“É uma imagem mista na Europa. Alguns dos grandes surtos que estamos vendo na Espanha e na Itália estavam começando a sofrer uma ligeira desaceleração nos casos. Vai levar tempo. Em outros países, ainda estamos vendo um aumento, como Turquia, como Reino Unido. Portanto, é um quadro muito misto”, disse Harris, em uma coletiva de imprensa em Genebra.

Espanha, Dinamarca e Áustria estavam entre alguns países que começaram a afrouxar as medidas de mitigação contra o novo coronavírus na esteira de uma tendência contínua de queda em novos casos e fatalidades pelo vírus.

“No surto geral, 90% dos casos são provenientes da Europa e dos Estados Unidos, então certamente ainda não estamos vendo o pico”, acrescentou Harris.

Os números de casos na China e na Coreia do Sul diminuíram bastante, enquanto os temores de que a pandemia possa causar estragos nos países em desenvolvimento que ainda não registraram números significativos, principalmente na África.

A taxa de infecção por covid-19 está a caminho de ultrapassar a marca de 2 milhões, e mais de 120 mil pessoas morreram. Quase 500 mil pessoas se recuperaram até agora.