Federal Reserve anuncia plano para reduzir injeções de liquidez

652
Fachada do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) / Foto: Fed

São Paulo – A unidade do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York anunciou que vai reduzir suas operações para injetar liquidez nos mercados financeiros, uma vez que as condições estão melhorando.

“A Mesa de Operações de Mercado Aberto pretende reduzir a frequência de algumas operações compromissadas durante este período mensal, considerando as condições mais estáveis o Fed de Nova York, em comunicado publicado ontem.

Assim, a partir do dia 4 de maio, o Fed vai fazer operações overnight de compra com compromisso de revenda apenas pela manhã, deixando de fazer as operações à tarde. O Fed também vai reduzir a frequência das operações compromissadas com prazo de três semanas, passando de uma vez por semana para uma vez a cada duas semanas. As operações com prazo de um mês continuarão sendo mensais.

“A Mesa continuará ajustando as operações compromissadas conforme apropriado para garantir que o suprimento de reservas permaneça amplo e para apoiar o bom funcionamento dos mercados de financiamento de curto prazo em dólares dos Estados Unidos, consistente com as diretivas do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) à Mesa”.