OMS diz que 1 em 4 casos de covid-19 e 1 em 4 mortes está no Brasil

125
Bandeira com o símbolo da Organização Mundial da Saúde (OMS). (Foto: Missão dos EUA/Eric Bridiers)

São Paulo – As Américas estão enfrentando um momento difícil com o aumento do número de casos do novo coronavírus, disse o diretor para emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mike Ryan, destacando o desafio enfrentado especialmente pelo Brasil.

“Um em cada quatro casos e uma em cada quatro mortes está no Brasil, que é um país que enfrenta desafios diante da densidade populacional e também da quantidade de pessoas na pobreza”, afirmou ele em coletiva de imprensa.

O Brasil tem mais de 1,3 milhão de pessoas contaminadas pela covid-19 e o número de mortes pela doença no país supera 57,6 mil, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Apesar do quadro alarmante do país, Ryan destacou a capacidade do Brasil de enfrentar doenças. “O histórico do Brasil no combate à doenças é muito positivo e o Brasil também se destaca no desenvolvimento de vacinas para muitas doenças”, disse.

Embora não tenha opinado sobre a gestão que o governo brasileiro faz da pandemia, o diretor para emergências da OMS, mandou um recado para as autoridades: “Os governos estaduais precisam trabalhar em coordenação com o governo federal. A divisão política só faz com que os médicos precisem escolher quem vive e quem morre. Com unidade nacional, o controle da doença é mais fácil”.