OCDE eleva previsão de alta do PIB mundial em 2021 e em 2022

São Paulo – A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elevou a previsão de crescimento da economia mundial pra 5,8% neste ano e 4,4% no próximo – altas de 0,2 e de 0,4 ponto porcentual (pp) em relação à estimativa anterior, publicada em março -, citando o avanço da vacinação contra a covid-19 nas economias desenvolvidas e as políticas de estímulo à atividade adotadas por vários países.

A organização, no entanto, apontou que “em outros lugares, inclusive em muitas economias de mercados emergentes em que o acesso a vacinas e o escopo para auxílio do governo são limitados, a recuperação econômica será modesta”.

A OCDE apontou que a economia mundial voltou aos níveis observados antes da pandemia de covid-19, mas que no final de 2022 a renda global ainda estará US$ 3 trilhões abaixo de onde estaria sem a crise sanitária, principalmente porque a recuperação será desigual.

“Enquanto uma grande proporção da população mundial não estiver vacinada e o risco de novos surtos continuar, a recuperação será desigual e continuará vulnerável a retrocessos”, disse a organização. “Algumas restrições à mobilidade e à atividade ainda podem ser necessárias, particularmente em viagens internacionais. Isso vai afetar a perspectiva de recuperação total em todos os países, mesmo aqueles com vacinação mais rápida ou com baixas taxas de infecção”, acrescentou.