Ministro da Saúde fala ao Senado sobre covid-19 na segunda-feira

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante coletiva no Palácio do Planalto. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

São Paulo – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falará na segunda-feira (26), a partir das 10h, em uma comissão do Senado a respeito do Plano Nacional de Imunização (PNI), do cumprimento dos prazos previstos e de medidas de combate à pandemia.

A audiência ocorre em meio à estabilização de casos de covid-19 no Brasil em níveis elevados – pouco mais de 60 mil novos contaminados por dia – e de uma diminuição no ritmo de mortes provocadas pela doença – aproximadamente 2.600 mortes diárias agora, ante mais de 3 mil no meio de abril.

O ministro deve ser questionado a respeito do adiamento do prazo para a vacinação dos grupos prioritários – de maio para setembro – e sobre o cronograma de entrega de vacinas ao Brasil.

Ontem o Ministério da Saúde divulgou que a Pfizer entregará em maio 1 milhão de doses das vacinas contra a covid-19 encomendadas pelo governo, ante as 15,5 milhões de doses previstas para o segundo trimestre de 2021.

A audiência ocorre pouco antes do início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investigará erros e omissões do governo no combate à pandemia.