Haddad: ‘Mercado enxerga o Brasil como país com grau de investimento’

187
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante cerimônia de posse da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, no Palácio do Planalto.

São Paulo – O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse hoje que os participantes do mercado enxergam o Brasil com uma credibilidade semelhante aos países que possuem grau de investimento. Haddad fez os comentários após a oferta do Brasil de US$ 2 bilhões em títulos sustentáveis.

“Nós conseguimos um resultado bastante expressivo. É a primeira vez que o Brasil emite este tipo de título e a taxa conseguida foi de 6,5% ao ano. Isso significa um spread implícito de 180 pontos. Esse é o spread pago para países com grau de investimento”, disse Haddad a jornalistas.

A emissão de títulos verdes – chamados de green bonds – é um dos eixos da agenda sustentável do governo federal, que além da captação de recursos, busca criar uma referência para o lançamento de títulos desse tipo pelo setor privado.

“Em pouco mais de 6 meses o spread pago pelo Brasil caiu de 280 pontos para 160 pontos. [Esse spread] é típico para um país com grau de investimento. Independentemente da avaliação das agências de risco, para o mercado o Brasil é um país que tem a credibilidade de um país com grau de investimento”, acrescentou o ministro.