Guedes diz não haver consenso sobre período ideal de isolamento

373
O ministro da Economia, Paulo Guedes.

São Paulo – O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse não haver clareza em relação a qual deve ser o período ideal de isolamento da população para diminuir o risco de disseminação da Covid-19 e, ao mesmo tempo, evitar grandes prejuízos à economia. “O período que a economia aguenta possivelmente é menor que o que a saúde exige”, disse ele.

“A resposta francamente é o seguinte: não há acordo”, disse ele durante uma teleconferência promovida pela XP no fim de semana, quando questionado sobre qual seria o período ótimo de isolamento. Guedes acrescentou que o sinal mais claro desse desacordo está no debate político, que está dividido entre os preocupados com os danos do Covid-19 à saúde pública e os que temem problemas econômicos abrangentes por causa do isolamento.

“A gente sabe o seguinte: se for isolamento longo demais, a catástrofe é econômica. Se for curta, a catástrofe é de saúde”, afirmou. “Se nós conseguirmos manter alguns corredores abertos, como a maior safra agrícola escoando através dos portos, os caminhoneiros trafegando, supermercado, farmácias – se conseguir manter oxigenação do sistema econômico, pode alongar isolamento”, afirmou.