Genial recomenda manter ação da Localiza e corta preço-alvo por estimativa de depreciação e alavancagem mais altas

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São Paulo – A Genial Investimentos alterou sua recomendação para a ação da Localiza (RENT3) de “em revisão” para “manter” e diminuiu o preço alvo de R$ 65,00 para R$ 60,00, após o “Localiza Day”, encontro anual da companhia de locação de veículos com o mercado, pois considera que o cenário atual da empresa de depreciação e alavancagem mais altas devem comprimir as últimas linhas do resultado da empresa e, mesmo com um resultado operacional positivo, o cenário fiscal aponta para a manutenção dos níveis de juros em patamares elevados.

A análise destaca que o evento foi marcado pelo rebranding da empresa, que agora passa a se chamar Localiza&Co e considera que a mudança traz perspectivas positivas para o futuro da companhia, mas não retira os desafios de curto prazo.

Segundo a análise, a companhia fez algumas mudanças nas linhas de negócio, que agora se dividem pelos seus quatro públicos-alvo e não mais por produtos :Localiza (focada em atender o público pessoa física inclui RAC, Meeo, Seminovos e Localiza+); Localiza Empresas (focada em atender as Empresas parceiras no Fleet para leves e pesados);Zarp (focado em atender os motoristas de aplicativo) e Eqip (Soluções oferecidas para donos de oficinas).

“Destacamos que além de reforçar a marca, a empresa está focando no crescimento robusto no segmento de pesados que será liderado por Marco Túlio, ex-CFO da Unidas”, escreveu o analista de indústria e transporte da Genial, Ygor Araujo.

O analista destaca que, ao longo dos últimos trimestres, as iniciativas de tecnologia da companhia mencionadas como importantes redutoras de custos com PDD foram melhor apresentadas e chamaram a atenção positivamente. Ele cita o controle de inadimplência, roubo e redução de sinistros feito de maneira remota, usando tecnologia de reconhecimento facial, trava automática em caso de atraso no pagamento, entre outras inovações.

“A Localiza nos mostrou que investiu forte no mercado de motorista de aplicativo e aprendeu a ajustar os produtos/custos para esses clientes”, acrescenta o analista.

A Genial julga que a empresa conseguiu desenvolver competências para encontrar um ROIC adequado no segmento, citando que, em um mercado de 600 a 800 mil motoristas, onde apenas 100 mil usam carros locados, a melhora na experiência do cliente é um fator importante para para aumentar a penetração.

A análise cita ainda segmentos de crescimento da companhia, a operação da Meeo, de carro por assinatura, em que a Localiza estima um mercado de cerca de 14 milhões de clientes, utilizando premissas como renda e score de crédito. Outras frente citada foi a da Localiza+ (de manutenção por assinatura para proprietários de carros utilizando oficinas parceiras).

Em relação à combinação dos negócios com a Unidas, que segue no 4T22, o relatório aponta que a empresa já começou a capturar sinergias que devem crescer direcionalmente em 2023 (40%) e em 24 (100%).

“Do ponto de vista de alavancagem, provavelmente a veremos atingindo 3x (Dív. Líq./EBITDA) no primeiro semestre de 2023, com possível diminuição no segundo semestre, devido aos ganhos de sinergia que provavelmente se refletirão em expansão de margem”, estima a Genial.

A Genial também espera que, com mix de compras mais positivo, a empresa passará por um momento de aceleração do nível de renovação de frota, o que naturalmente compromete a geração de caixa. Com a normalização do ciclo, os efeitos do ganho de escala e maior poder de barganha com as montadoras devem resultar em melhora nas margens e no ROIC.