Fitch corta nota de crédito da Gol para C de B após reestruturação da dívida; perspectiva é negativa

1383
Foto divulgação: Gol Linhas Aéreas

São Paulo – A agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings rebaixou a nota de crédito em moeda estrangeira e local da Gol Linhas Aéreas Inteligentes para ‘C’ de ‘B-‘ com perspectiva negativa. Além disso, a Fitch rebaixou os títulos sem garantia da Gol Finance para ‘C’ de ‘B-‘/’RR4’, bem como o rating de Longo Prazo em Escala Nacional da GOL para ‘C(bra)’ de ‘BB+(bra) )’, todos com perspectivas negativas. Os rebaixamentos seguem o anúncio da GOL de um novo compromisso de financiamento da Abra Group Limited, uma nova holding criada para controlar as operações da Gol e do Grupo Avianca.

O rating ‘C’ da GOL reflete o anúncio da empresa de um novo contrato de financiamento, que a Fitch considera uma troca de dívidas em dificuldades. O anúncio ocorre no contexto de altos riscos de refinanciamento e recuperação de desafios relacionados à pandemia. A empresa tem uma sólida posição de mercado no mercado doméstico de companhias aéreas brasileiras, diz a nota da agência.

A Fitch considera o novo financiamento como uma troca de dívidas em dificuldades (DDE, da sigla distressed debt exchange) de acordo com seus critérios, que consideram que o refinanciamento proposto resultaria numa redução material em termos de subordinação estrutural e através da eliminação de algumas cláusulas restritivas para obrigacionistas que não aceitem o negócio.

A transação inclui diferentes níveis de descontos para os títulos em circulação da empresa, mais alinhados com as tendências atuais de preços de mercado, e depende de limites mínimos de participação e consentimentos de saída para eliminar cláusulas, disse a Fitch, em nota.